Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor aliquetenean idelit sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem.
1-677-124-44227

info@yourbusiness.com

184 Main Collins Street | West victoria 8007

Follow us On Instagram

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin, lorem quis.
Topo

Blog

CNPJ Irregular: quais as consequências?

O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), é indispensável para uma empresa e sua irregularidade impede uma série de ações. Além disso, inúmeros clientes, principalmente aqueles com o intuito de adquirir uma quantidade grande de produtos ou que pretendem fechar um grande negócio, costumam consultar a situação legal da empresa. Sendo assim, o CNPJ é um indicativo de qualidade e segurança.

A constante Verificação da situação cadastral é essencial para acompanhar a regularidade da empresa. Dessa maneira, evita-se que inúmeros procedimentos sejam impossibilitados, além de impedir que os clientes fiquem inseguros ao consumir o produto ou contratar o serviço fornecido.

A seguir confira as principais consequências em estar com o CNPJ irregular:

Empréstimo

Se, em algum momento, for necessário pegar algum empréstimo para o estabelecimento, seja para um investimento ou, até mesmo, a quitação de alguma dívida, isso não será possível. Um dos documentos exigidos é o CNPJ atualizado.

Licitações públicas

Os processos de licitação são importantes para muitas empresas. Tanto que, algumas delas, têm somente o objetivo de participar de processos licitatórios, sendo sua única ou principal fonte de faturamento. E mesmo para aquelas que não têm esse objetivo, uma licitação é um excelente negócio, pois é um processo público, ou seja, as chances de não receber o pagamento são infinitamente menores em comparação com clientes tradicionais.

E novamente, se o CNPJ estiver com alguma anormalidade, a empresa não poderá participar.

Fornecedores

Com o documento irregular, é como se a empresa deixasse de existir, sendo assim, os fornecedores não poderão prestar os seus serviços até que a situação da empresa seja normalizada.

Nota Fiscal

A importância desse documento faz com que a irregularidade do CNPJ se torne um problema gigantesco. É com a Nota Fiscal que a contabilidade da empresa é feita, além disso, o faturamento do empreendimento deve ser enviado para os órgãos públicos. Caso não haja a emissão em cada pagamento recebido, além da desorganização financeira, a empresa pode configurar crime de sonegação fiscal.

Tendo uma empresa com situação ATIVA, a chance de conseguir clientes é bem maior, pois passa uma impressão de profissionalismo. Além disso, os clientes costumam deixar de adquirir um produto ou serviço ao não receber Nota Fiscal, pois, além do documento ser importante para organização, ele garante a veracidade da compra, assegurando os direitos do próprio consumidor.

Otimizou

E se você acha que emitir uma Nota Fiscal eletrônica é um processo complicado e demorado ou que é necessário fazer um investimento em algum equipamento, você está muito enganado. Com o Otimizou, todo o procedimento é rápido e prático e, com ele, você pode emitir notas fiscais eletrônicas até mesmo do seu celular!

Entre em contato e saiba mais.

Compartilhar